MEI – últimos dias para fazer a declaração Anual de Faturamento

MEI: você sabe o que é a Declaração Anual de Rendimentos? Veja agora.

A Declaração Anual de Rendimentos também é conhecida como DASN-Simei (Declaração Anual do Simples Nacional do MEI).

Como o nome sugere, se trata de uma declaração de renda anual que todas as pessoas que possuem MEI devem fazer.

Evite pagar multa!

Sua MEI estava aberta em 2021? Você deve declarar, mesmo que não tenha faturado NADA, mesmo que tenha dívidas.

Faça a declaração no prazo para não pagar multa.

Preparamos um passo a passo de como fazer a declaração anual de faturamento no vídeo:

Inscreva-se no canal da Escola de Mei!
Antes de falar mais sobre a Declaração Anual, vamos entender o significado de algumas siglas:

SIMEI:
Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional. É a forma pela qual o MEI paga por meio do DAS um valor fixo mensal.

DASN-SIMEI:
Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual.

PGMEI:
Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para o Microempreendedor Individual.

MAED:
Multa por Atraso na Entrega da Declaração.

pexels rfstudio 3811082
Foto de RF._.studio no Pexels

Agora que já conhecemos algumas siglas importantes, vamos entender mais sobre a Declaração Anual de rendimentos:

A Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual – DASN-SIMEI, deve ser apresentada por todos os empreendedores que foram optantes pelo SIMEI em pelo menos um dia do ano-calendário a que ela se refere.

Ou seja, você deve declarar todos os anos onde conste como optante pelo SIMEI em ordem cronológica. Assim, não é aceita a transmissão de uma Declaração sem que antes tenha transmitido a Declaração referente ao ano-calendário anterior.

Por exemplo: MEI que iniciou suas atividades em 2018, e não apresentou declarações.
Em janeiro de 2022 acessou a DASN SIMEI para transmitir suas declarações. Este contribuinte não conseguirá transmitir a DASN-SIMEI referente ao ano-calendário de 2021 sem que antes tenha transmitido as declarações referentes ao anos-calendários anteriores.

Para entregar a DASN-Simei, é necessário que:

• As declarações anuais (DASN-Simei) dos anos anteriores tenham sido entregues, caso tenha sido MEI também nos anos anteriores;
  • Todas as apurações mensais do ano a que se refere a declaração tenham sido realizadas no PGMEI.

Ou seja, a DASN nada mais é que a declaração de todos os ganhos da sua empresa referentes ao ano anterior.

Isso quer dizer o valor bruto dos seus faturamentos (sem incluir gastos e despesas do negócio).

Vamos falar mais sobre isto, continue aqui!

Fique tranquilo, não é difícil realizar esta declaração, estamos aqui para te ajudar.
veja bem:

Para se manter regularizado com a Receita Federal você pode fazer sua Declaração até o dia 30 de junho, referente ao ano-calendário de 2021.

Cuidado, pois o atraso na entrega desta obrigação gera multas, cujo valor mínimo é de R$50,00.

pexels vlada karpovich 4050347 1
Foto de Vlada Karpovich no Pexels

Quem deve declarar em 2022?

Além de fazer, mensalmente, o pagamento do DAS, todos os microempreendedores tem que entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (Dasn-Simei). Essa declaração deve ser realizada uma vez ao ano.

Neste ano de 2022, devem fazer a declaração anual como MEIs todos aqueles que abriram um CNPJ MEI até o final de 2021.

Ou seja, se você se tornou microempreendedor individual neste ano deve entregar a Dasn-Simei apenas em 2023.

Lembrando que o prazo para entrega da DASN-SIMEI, é até o dia 30 de junho de 2022.

Como calcular?

O limite de faturamento do MEI em 2021 foi de R$81.000,00.
Porém, o valor é calculado de forma proporcional aos meses em que sua empresa esteve em funcionamento.

Veja o exemplo: se o MEI foi aberto em setembro/2021, então o limite de faturamento, em 2021, foi de R$27.000,00 (R$6.750,00 x 4).

Na hora de informar os ganhos, você deverá levantar todas as notas fiscais que foram emitidas no ano de 2021.

Queremos lembrar que, mesmo que você não emita notas fiscais todos os meses, é importante realizar um controle financeiro mensal, com os valores recebidos. Desta maneira fica mais fácil o preenchimento no período da declaração.

Atenção: Na hora de declarar, informe o valor bruto e não o valor líquido!

Como preencher e enviar sua declaração?

Separamos um passo a passo para te ajudar a preencher e enviar a sua Declaração Anual do MEI – 2022:

1. Acesse o Portal do Simples Nacional;
  2. Clique em DASN SIMEI, no canto direito da tela;
  3. Informe o seu CNPJ;
  4. Selecione o “Ano calendário” (2021) e clique em continuar;
  5. Preencha o faturamento por atividade.
  6. Informe se teve empregado em 2021;
  7. Aparecerá um extrato com os pagamentos realizados ao longo de 2021, confira e clique em “Transmitir”;
  8. Se tudo der certo, deverá aparecer uma mensagem confirmando o envio e será gerado o recibo de entrega da DASN-SIMEI.

Importante: Se o seu faturamento ocorrer apenas em uma atividade, preencha R$0,00 no restante;

Lembre-se que além de direitos, o MEI também possui deveres aos empreendedores.

Esteja atento aos prazos para manter sua MEI regularizada e certinha.

Mesmo que você não tenha usado a sua MEI, ou que esteja sem fazer os pagamentos a muito tempo,precisa fazer a sua declaração para não gerar mais uma multa.

Não deixe de fazer a sua Declaração Anual de Rendimentos.

Possui alguma dúvida? Conte com a Escola de MEI para te ajudar!

Conheça nosso curso de precificação, clique aqui!

Acompanhe nossas redes sociais, lá publicamos dicas e mais conteúdo para você Microempreendedor:

Instagram: @escolademei

Youtube: Escola de Mei