Como precificar um produto? Aprenda agora com essas dicas!

Você sabe o que significa precificação?

Antes de te dar as dicas de como fazer vamos entender o que é precificar um produto:

De forma resumida, precificação é a definição do preço do seu produto final, ou seja, é o valor que sua empresa irá cobrar pelo produto oferecido.

Acontece que muitos empreendedores têm dúvidas ao definir o preço de seus produtos ou serviços e isso pode ser bastante prejudicial para a saúde financeira da empresa.

Então se você quer se sobressair diante dos concorrentes e deixar seu produto atrativo e lucrativo, continue lendo este texto para saber como fazer a precificação correta.

Vamos aprender a precificar um produto agora mesmo? Vem comigo!

pexels mikhail nilov 8296975
Foto de Mikhail Nilov no Pexels

Em primeiro lugar, o ideal é que o valor do seu produto não seja tão alto a ponto de desestimular o cliente a comprar de você. Porém deve ser alto o suficiente para gerar lucro a sua empresa.

Ou seja, o ideal é equilibrar as despesas que você tem no seu negócio, estar na média dos preços de mercado, atingir o lucro que você almeja e tornar seu preço atrativo para os consumidores.

Parece um baita desafio, né?

Mas com estas dicas de como precificar um produto você vai tirar de letra!

Precificação na prática

Antes de mais nada, você deve levar em consideração alguns pontos importantes na hora de precificar:

Custos: Você deverá calcular os custos que tem na empresa desde a confecção do seu produto até a venda do mesmo.

O que você precisa saber para fazer sua precificação de forma certa é quanto gastou para produzir ou comprar cada unidade do produto que vende.

É essencial ter estes dados bem claros para você, pois dessa forma irá precificar seu produto evitando dor de cabeça no futuro.

Continuando: Calcule o custo da matéria-prima, o tempo de produção de cada unidade, custo de mão de obra, distribuição, entre outros.

Após isso você deverá contabilizar as despesas da sua empresa e nesta etapa entram os custos fixos e variáveis.

Os custos variáveis dependem do volume de venda que você terá. Ou seja, se vender muito os custos variáveis aumentam, se vender pouco eles diminuem. Exemplo: Embalagem, brinde, sacola, matéria-prima.

Por outro lado, os custos fixos são aqueles que devem ser pagos, tendo vendas ou não. Exemplo: Despesas com internet, aluguel, luz, salário, boleto da MEI (se você tiver MEI aberta)

Deste modo, todos os custos fixos, variáveis que sua empresa tem, devem entrar no valor final do seu produto.

Para facilitar é bom fazer duas listas, uma com todos os custos fixos e outra com todos os custos variáveis.

Por fim, para fazer a precificação do seu produto, calcule tudo o que você gasta para deixá-lo pronto para a venda.

pexels olya kobruseva 8970686
Foto de Olya Kobruseva no Pexels
Precificar um produto é uma tarefa difícil?

Se você estiver começando a empreender pode sim ser desafiador.

Mas te garanto que esta é a melhor maneira de começar corretamente e estruturar sua empresa.

É normal ter dificuldades para calcular e fazer sua precificação, porém existem materiais e informações que podem ajudar você a ter mais segurança e realizar os passos adequados.

Aqui na Escola de MEI, desenvolvi um curso online rápido e prático para te ensinar todos os passos de uma precificação de produtos e o melhor: Vem com uma planilha que faz os cálculos para você!

Quer saber mais? Clique aqui!

Espero que tenha gostado deste conteúdo e que ajude você e sua empresa a terem sucesso no mercado!

Acompanhe também a Escola de MEI nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/escolademei/

Conheça nosso site: http://www.escolademei.com/